ALEAM aprova reajuste de 9,41% para forças de segurança; texto segue para sanção de Wilson Lima

Tramitando em regime de urgência, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) aprovou nesta quarta-feira (23) o projeto de lei que concede reajuste salarial de 9,41% aos servidores da Segurança Pública do Estado. A proposta, encaminhada pelo governador Wilson Lima por meio das Mensagens Governamentais nº 37/2025 e 38/2025, foi analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e aprovada em plenário no mesmo dia. Agora, o texto segue para sanção do chefe do Executivo estadual.
O aumento contempla servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), e será implementado em duas etapas:
• 3,93% referente à data-base de 2024, com efeitos a partir de 21 de abril de 2025;
• 5,48% referente à data-base de 2025, com vigência a partir de 1º de dezembro de 2025.
O valor retroativo referente ao período de abril a novembro será pago em 12 parcelas mensais a partir de janeiro de 2026.
Segundo o governo estadual, o reajuste representará um investimento superior a R$ 100 milhões apenas em 2025, com impacto anual estimado em R$ 128 milhões.
O secretário da Casa Civil, Flávio Antony, afirmou que o projeto foi construído com responsabilidade fiscal. “Esperamos que essa medida fortaleça ainda mais a política de segurança do nosso Estado”, disse.
Lideranças das categorias beneficiadas manifestaram apoio à medida. Para o presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Amazonas (Sindepo/AM), Jeff Macdonald, o reajuste é resultado do diálogo entre governo e servidores: “A valorização dos servidores passa necessariamente por uma escuta ativa das demandas da categoria, e isso foi respeitado”.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário