28/03/2024

Em 30 dias, das 40 pessoas que morreram por Covid-19 no AM, 20 não tomaram nenhuma dose da vacina

         

Foto: Divulgação SES

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) confirmou que foram registrados 40 óbitos por Covid-19 nos últimos 30 dias no Amazonas, mas especificamente entre os dias 19/12/2021 a 18/01/2022. 

Desse total, 20 não estavam vacinados contra a Covid-19, três tinham tomado uma dose, um havia tomado duas doses, 13 estavam com as duas doses e com a primeira dose de reforço (3ª dose) atrasada e 3 tinham tomado as 3 doses.

Vale ressaltar que todas as vacinas contra o coronavírus usadas no Brasil, Pfizer, AstraZeneca, CoronaVac e Jansen, conferem grande redução do risco de infecção, internações e óbito por Covid. A informação está no boletim produzido pelo projeto Vigivac, da Fundação Oswaldo Cruz.ebc.png

Considerando os casos graves de internação ou óbito, em pessoas com idade entre 20 e 80 anos, a proteção variou entre 83% e 99 % para todos os imunizantes. Na população abaixo de 60 anos, todas as vacinas apresentam proteção acima de 85% contra o risco de hospitalização, e acima de 89 % para risco de óbito.

As análises do projeto Vigivac, coordenado pelo pesquisador Manoel Barral, da Fiocruz Bahia, foram realizadas entre janeiro e outubro deste ano, com informações individuais anônimas dos bancos de dados da Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19, Notificações de Síndromes Gripais e Notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Com informações da FVS  e da EBC 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *