Sessões terças e quartas: ALE-AM aprova projeto que flexibiliza dias de sessões plenárias

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) aprovou, nesta quinta-feira (13), um projeto de resolução legislativa que altera o Regimento Interno da Casa. O novo texto permite maior flexibilidade nos horários das sessões ordinárias. Com a mudança, será possível realizar sessões às terças-feiras e quartas-feiras, com a possibilidade de ocorrerem duas sessões às quartas: pela manhã e à tarde. A medida abre espaço para que as quintas-feiras fiquem livres, possibilitando mais tempo para os parlamentares realizarem reuniões de comissões e visitas aos municípios do interior.
Atualmente, o Regimento Interno da ALE-AM determina sessões ordinárias de terça a quinta-feira, com segunda-feira reservada para solenidades e audiências com secretários e sexta-feira para audiências públicas, ambas com participação facultativa.
A proposta, ao flexibilizar os horários, permite que a Mesa Diretora adapte o calendário das sessões conforme as necessidades do Legislativo, sem fixar novos dias obrigatórios. A medida também é vista, especialmente em ano pré-eleitoral, como uma estratégia que pode facilitar a atuação política no interior, onde muitos parlamentares têm suas bases eleitorais.
A mudança será formalizada com a alteração do artigo 65, inciso II do Regimento Interno, passando a definir que as sessões ocorrerão conforme o calendário oficial estabelecido pela Assembleia.
Fonte: Fatos Marcantes
Foto: Divulgação
Nenhum comentário