Exclusiva: Ari Moutinho Retorna ao TCE-AM com “Espírito de Paz”
Após um período de afastamento devido a uma licença médica para tratamento de um problema no pé, o conselheiro Ari Moutinho Júnior retornou às atividades no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) nesta terça-feira, 11 de fevereiro de 2025. Este retorno marca o primeiro encontro entre Moutinho e a presidente da Corte, Yara Lins, desde os desentendimentos que culminaram em ações judiciais e repercussão nacional.
Em dezembro de 2024, Moutinho foi afastado de suas funções após o Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitar uma denúncia por injúria contra Yara Lins. O conselheiro foi acusado de proferir xingamentos durante uma sessão em outubro de 2023, logo após a eleição de Yara para a presidência do TCE-AM. No entanto, em 16 de dezembro de 2024, o desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), suspendeu o afastamento, permitindo o retorno de Moutinho às suas funções. 
A sessão desta terça-feira (11) foi marcada por expectativas e tensões, dado o histórico de conflitos entre os dois conselheiros. Observadores aguardavam para ver como seria a interação entre Moutinho e Yara Lins após os episódios que abalaram a harmonia interna do TCE-AM.
O retorno de Ari Moutinho ao pleno do TCE-AM representa um capítulo significativo na recente história da Corte, destacando desafios institucionais e a importância do diálogo e da conciliação entre seus membros para garantir o bom funcionamento do órgão e a confiança da sociedade amazonense.
Nenhum comentário