Governo inaugura parque ambulatorial do Delphina Aziz e aposta em saúde como trunfo político
O governador Wilson Lima apresentou o novo parque ambulatorial do Hospital Delphina Aziz, em Manaus, destacando a ampliação da capacidade de atendimento e a modernização dos equipamentos. A unidade, referência em clínica médica, cirurgias e transplantes renais, é apontada pelo governo como um modelo de excelência na rede pública de saúde.
“Estamos alcançando um nível de atendimento que nem mesmo algumas instituições privadas possuem”, afirmou Lima. Segundo ele, as melhorias devem reduzir filas e acelerar exames, beneficiando a população que depende do Sistema Único de Saúde (SUS).
Investimentos na saúde e impactos políticos
Desde o início do primeiro mandato, Wilson Lima tem buscado melhorar a saúde pública do Amazonas, mas foi a partir do segundo governo que a administração hospitalar por Organizações Sociais (OSs) se intensificou. O modelo, adotado no Delphina Aziz e em outras unidades como o Hospital 28 de Agosto e o Dona Lindu, vem sendo defendido pelo governo como estratégia para aumentar a eficiência do atendimento.
No evento de apresentação das novas instalações, representantes da OS responsável pelos hospitais foram convidados, sinalizando a continuidade da terceirização na rede pública. Apesar dos investimentos, a saúde ainda é um dos setores mais criticados.
O impacto dessas mudanças será testado diretamente pela população até o fim do segundo mandato de Lima. O desempenho da área pode ser decisivo para o futuro político do governador, cotado para disputar uma vaga ao Senado em 2026. Nos bastidores, a aposta do governo é que avanços na saúde sirvam como vitrine eleitoral e os usuários do sistema público é que vão destacar possíveis efeitos positivos dessas mudanças.
Nenhum comentário