28/03/2024

Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (30), uma nova fase da Operação Maus Caminhos em Manaus

         

A operação batizada de EMINÊNCIA PARDA, investiga a prática de crimes de peculato, lavagem de capitais e organização criminosa.

A Polícia Federal do Amazonas, deflagrou na manhã desta terça-feira (30), uma nova fase da Operação Maus Caminhos, a Operação EMINÊNCIA PARDA.

Dentre os principais envolvidos nos fatos investigados pela PF, estão um empresário pecuarista com atuação em Boca do Acre/AM e Manaus/AM, Gustavo Macário Bento e seu cunhado, também empresário, que atua no ramo de fornecimento de refeições.

De acordo com o Inquérito Policial instaurado para investigar os fatos, os dois envolvidos teriam utilizado de uma empresa fornecedora de refeições para, em conluio com o então administrador de uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) que atuava na administração de hospitais e serviços médicos hospitalares no Estado do Amazonas, desviar recursos públicos federais, mediante a simulação de serviços e outras fraudes, como a prática de sobrepreço, que possibilitaram pagamentos indevidos reiteradas vezes.

Além disso, a investigação criminal também possibilitou a descoberta da possível prática de crime de lavagem de dinheiro por parte do empresário que atua no ramo da pecuária, em cooperação com outros investigados da Operação MAUS CAMINHOS. De acordo com as provas obtidas, o empresário teria chegado a receber periodicamente e em espécie, a quantia de R$ 1.040.000,00 (um milhão e quarenta mil reais) ou frações, repassada pelo então administrador da OSCIP, com a finalidade de ocultar a origem, natureza e propriedade do dinheiro público desviado por intermédio da referida organização social.

Estão sendo cumpridos 2 mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão
temporária e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de Manaus/AM e Boca do Acre/AM, e Rio Branco/AC, além de 7 mandados de bloqueio de contas de pessoas físicas e jurídicas no montante de aproximadamente R$20.0000.000,00 (vinte milhões de reais).

Nome da Operação:

Eminência parda é uma expressão utilizada para designar aquele que atua de forma
oculta, “nos bastidores”, mas que detém grande poder de influência, de decisão e de
mando.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *